SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número6Programa de vigilância em famílias com Síndroma de Lynch: a eficácia da medicina preventiva índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

CARVALHO, A.; OLEASTRO, M.; NUNES, B.  e  MONTEIRO, L.. Avaliação do potencial patogénico dos genes sabA e hopZ de estirpes de Helicobacter Pylori isoladas numa população portuguesa . J Port Gastrenterol. [online]. 2006, vol.13, n.6, pp.258-266. ISSN 0872-8178.

Estudo do potencial dos genes sabA e hopZ como marcadores de virulência para a doença ulcerosa péptica (DUP) em estirpes de H. pylori de doentes portugueses, 106 isoladas de adultos (50 com DUP, 56 com dispepsia não ulcerosa - DNU) e 74 isoladas de crianças (21 com DUP, 53 com DNU), por PCR e sequenciação. O genótipo sabA on relacionou-se significativamente com a DNU em estirpes isoladas de crianças, enquanto que o genótipo hopZ on foi o mais prevalente em estirpes isoladas de doentes com DUP. Também se verificou a associação significativa entre o genótipo sabA on e os genótipos cagA-, vacAs2 e oipA off, nas estirpes isoladas de crianças, não tendo havido qualquer associação entre a funcionalidade de sabA e hopZ com outros genes, na população adulta. A análise de combinações de genótipos mostrou que, nas estirpes de crianças, o risco para a DUP aumentou quando se associou o genótipo sabA off aos genótipos cagA+, vacAs1 e cagA+/vacAs1. Concluiu-se que os genes sabA e HopZ não constituem marcadores de virulência para DUP numa população Portuguesa. No entanto, sabA off pode contribuir para a distinção entre a DUP e a DNU, quando associado a outros marcadores de virulência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )