SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Use of Urinary Catheter in Hospitalized Patients: Reducing Procedure’s Related Complications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Medicina Interna

Print version ISSN 0872-671X

Abstract

ARDERIUS, Miguel et al. Estado Nutricional como Factor de Risco numa Coorte de Pacientes Geriátricos numa Unidade de Convalescença Especializada. Medicina Interna [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.4-9. ISSN 0872-671X.  http://dx.doi.org/10.24950/O/19/20/3/2020.

Introdução: A malnutrição é frequente no idoso e é um problema de saúde pública. O objectivo foi caracterizar a população idosa internada numa unidade de convalescença e relacionar o estado nutricional à admissão com o aumento de complicações. Métodos: Todos os pacientes com mais de 65 anos admitidos numa unidade de convalescença num período de 18 meses foram analisados no que respeitava a estado nutricional, funcional e sócio-familiar, risco de queda e risco de desenvolvimento de úlceras de pressão. Resultados: Cento oitenta um pacientes, 57,5% mulheres, idade 80,0±7,1 anos. O Mini Nutritional Assessment classificou 1/3 como desnutridos e 66,3% em risco de desnutrição. A grande maioria não tinha uma boa situação sóciofamiliar. Cerca de 2/3 tinham alto risco de queda. Mais de 80% tinha risco baixo de desenvolver úlceras de pressão. Mais de metade teve alta para o domicílio. Correlações moderadas foram encontradas entre o estado nutricional e tanto o grau de dependência como o risco de desenvolver úlceras de pressão. Discussão: Encontrámos uma alta incidência de malnutrição, dependência nas actividades de vida diária, problemas socio-familiares e alto risco de queda. Encontrámos uma relação estatisticamente significativa entre o estado nutricional e o risco de desenvolver úlceras de pressão, constituindo um importante alerta que a avaliação e suporte nutricionais podem ter um papel crucial na qualidade de vida. Conclusão: O que encontrámos é preocupante e suporta as recomendações para rotineiramente rastrear a malnutrição e proporcionar suporte nutricional em todos os níveis de cuidados de saúde. Tanto quanto sabemos, esta foi a primeira avaliação de malnutrição e problemas associados levada a cabo numa Unidade de Convalescença da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados em Portugal.

Keywords : Avaliação Nutricional; Convalescença; Desnutrição; Factores Socioeconómicos; Idoso; Quedas Acidentais; Úlceras de Pressão; Unidades de Hospitalares.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License