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Medicina Interna

versão impressa ISSN 0872-671X

Resumo

MARQUES, Joana  e  ROSADO-PINTO, Patrícia. Educação Doutoral: Mais que um Passaporte, uma Ferramenta. Medicina Interna [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.178-182. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi/O/2017.

O objetivo deste artigo de opinião é abordar o assunto da educação doutoral de um ângulo específico – não apenas como um caminho único para entrar ou manter uma carreira dentro da academia mas, sobretudo, como ferramenta para desenvolver uma formação sólida em investigação e, independentemente do sector no qual os doutorados terão emprego, para preparar profissionais competentes e capazes de responder de forma criativa a situações de trabalho com- plexas e desconhecidas numa sociedade do conhecimento em crescente mudança. Não iremos referir domínios científicos específicos porque, neste caso, o mesmo racional pode ser aplicado em áreas científicas e profissionais diversas, do Direito à Engenharia ou à Economia, da Medicina às Ciências Sociais. Baseado no princípio de que o principal resultado de um processo de doutoramento é o doutorado e não a sua tese, apresentamos o projeto da NOVA Escola Doutoral (Universidade Nova de Lisboa) como um projeto de formação complementar em várias competências profissionais e pessoais, de carácter transversal, oferecidas aos estudantes de doutoramento das nove Unidades Orgânicas da NOVA.

Palavras-chave : Currículo; Educação de Pós-Graduação; Educação de Pós-Graduação em Medicina.

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