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Sociologia

versão impressa ISSN 0872-3419

Resumo

COELHO, João Vasco. Ser (um) expatriado, numa empresa: uma obrigação, uma distinção, um parêntese. Sociologia [online]. 2019, vol.37, pp.51-69. ISSN 0872-3419.  https://doi.org/10.21747/08723419/soc37a3.

A ambivalência de representação de uma expatriação, uma prática de prestação de trabalho observável em contextos de internacionalização de empresa, constitui o horizonte de problematização da pesquisa reportada pelo presente artigo. Vinte e quatro casos individuais de expatriação observados no âmbito da internacionalização de cinco empresas dotadas de génese ou presença nacional, constituem a referência empírica da pesquisa. Enquanto experiência vivida, regista-se que ser (um) expatriado, numa empresa, corresponde a uma situação de trabalho pela qual se despoletam ou consumam motivos individuais divergentes. Três tipos de experiência individual de expatriação são, a este respeito, descritos e distinguidos.

Palavras-chave : internacionalização de empresas; expatriado; experiência.

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