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Sociologia
versão impressa ISSN 0872-3419
Resumo
RAMOS, Madalena; PARENTE, ²Cristina; SANTOS, Mónica e CHAVES, Miguel. Uma tipologia de situações profissionais na análise da transição ao trabalho de diplomados do ensino superior. Sociologia [online]. 2017, vol.33, pp.47-72. ISSN 0872-3419. https://doi.org/10.21747/08723419/soc33a4.
Apresenta-se neste artigo uma tipologia de inserção profissional dos diplomados do ensino superior português, utilizada na análise i) da distribuição desigual dos indivíduos na estrutura ocupacional e ii) da relação entre as posições dos graduados na estrutura ocupacional e as orientações para o trabalho. Conclui- se que o ensino superior continua a ser permeado por lógicas de reprodução das desigualdades que vão para além dele e que, entre os seus diplomados, são os valores intrínsecos os de maior relevância, sendo que a importância por eles atribuída aos valores associados ao trabalho quase não tem relação com os níveis de segurança no emprego e a sua prosperidade
Palavras-chave : desigualdades estruturais; tipologia de situações profissionais; transição para o trabalho; valores do trabalho.