SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32Representation models on social parenthood from the viewpoint of young PortugueseNarratives about Physical Education teacher education in practicum context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia

Print version ISSN 0872-3419

Abstract

SANTOS, Mónica. Inserção profissional dos licenciados em Direito: da formação académica ao acesso às profissões reguladas. Sociologia [online]. 2016, vol.32, pp.99-123. ISSN 0872-3419.  https://doi.org/10.21747/0872-3419/soc32a5.

Este artigo procura compreender a inserção profissional dos licenciados em direito enquanto processo moldado, por um lado, pela expansão do ensino superior português e a persistência das desigualdades sociais no acesso e na distribuição pelos seus susbsistemas e faculdades e, por outro, pelos mecanismos de ingresso às profissões reguladas, em particular a advocacia. O estudo debruça-se sobre uma amostra de 565 licenciados que concluíram a formação em direito entre os anos letivos de 2002/2003 e 2006/2007, e cujo título académico foi obtido numa das seis universidades públicas e privadas da região Norte

Keywords : inserção profissional; diplomados; profissões; Direito.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License