SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The social economy as an employer sector in the districts of Viseu and GuardaExploratory wanders in the Historic Centre of Guimarães: sociological points of arrival in a multidisciplinary study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia

Print version ISSN 0872-3419

Abstract

FERREIRA, Nuno. Autonomia, autoridade e confiança em tempo de novas TIC: atitudes e práticas diferenciadas entre os alunos do secundário. Sociologia [online]. 2014, vol.27, pp.111-141. ISSN 0872-3419.

A relação entre a sala de aula e os contextos juvenis exteriores à escola encontra aqui um espaço de análise que contempla aspetos aparentemente díspares mas, na verdade, transversais às dinâmicas quotidianas de jovens alunos. O impacto das novas TIC nos processos sociais permite dar um novo enfoque às culturas juvenis e aproveitar alguns desses elementos para enriquecer a própria análise das mudanças na relação pedagógica, tal é a permeabilidade da escola face às transformações que dali decorrem. Assim, propõe-se a construção de uma tipologia de atores de acordo com os diferentes arranjos de autonomia, relação com regras e autoridade, proximidade ao professor e novas práticas informacionais dos alunos inquiridos, que permita contribuir para uma compreensão articulada de processos sociais que configuram novos desafios para a escola atual

Keywords : juventude; relação pedagógica; sociedade em rede.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License