SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Emprego e Trajetórias Profissionais: o caso dos diplomados do Instituto Superior Politécnico de ViseuRealidades e imagens do especismo: impactos da indústria (agro)pecuária e representações publicitárias de animais não-humanos sencientes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia

versão impressa ISSN 0872-3419

Resumo

FERREIRA, Cláudia; MORAIS, Filipa  e  CRUZ, Inês. O Processo de RVCC, a promoção da Literacia Familiar e a Escolarização: Estudo Exploratório nos CNO. Sociologia [online]. 2012, vol.23, pp.169-204. ISSN 0872-3419.

O presente artigo pretende dar conta dos principais resultados da 1ª parte da fase 1 do projeto de investigação CNO: Uma Oportunidade Dupla: Da promoção da Literacia Familiar ao Sucesso Escolar das Crianças. Apresenta-se uma síntese dos dados obtidos com um estudo exploratório sobre o impacto que a frequência do processo RVCC (9º ano) teve na vida familiar e profissional dos formandos, no acompanhamento da vida escolar dos seus filhos, bem como na promoção da literacia familiar, ao nível de novas representações e práticas de leitura e escrita. Este estudo tem um caráter empírico e procurou perceber o modo como o processo RVCC influencia as perceções do adulto relativamente ao processo de escolarização, potenciando o desenvolvimento da literacia familiar e as suas implicações no percurso escolar de crianças no início do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Palavras-chave : RVCC; Literacia familiar; Educação de adultos.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons