SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23School and social change: recent graduates in computer science at institutions of higher education located in the metropolitan area of PortoThe RVCC process, the promotion of Family Literacy and Schooling: Exploratory Study in the CNO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia

Print version ISSN 0872-3419

Abstract

SOUSA, Luís Nuno. Emprego e Trajetórias Profissionais: o caso dos diplomados do Instituto Superior Politécnico de Viseu. Sociologia [online]. 2012, vol.23, pp.149-168. ISSN 0872-3419.

A dificuldade crescente dos jovens diplomados do ensino superior em aceder ao emprego é um reflexo da evolução da oferta de mão de obra qualificada, consequência da expansão do ensino superior e da mutabilidade das características do mercado de trabalho. O investimento em educação e a obtenção de diplomas de ensino superior representam assim, cada vez mais, uma postura de risco, não garantindo a priori o acesso ao emprego. Esta questão não pode ser somente colocada ao nível do acesso ao emprego, mas também ao nível do aumento efetivo da precariedade laboral, sobretudo visível numa desclassificação progressiva dos jovens diplomados, particularmente no exercício do primeiro emprego. Este artigo, que se enquadra na análise do processo de transição para o trabalho dos diplomados 2005/06 do Instituto Superior Politécnico de Viseu, apresenta as trajetórias profissionais destes, 18 meses após a obtenção do diploma académico. Paralelamente o enquadramento geográfico desta instituição de ensino superior, tendo presente a realidade nacional, apresenta-se como uma oportunidade de verificar o seu papel no processo de desenvolvimento local, através da capacidade de atração e fixação de mão de obra jovem qualificada, a nível regional.

Keywords : Ensino Superior Politécnico; Emprego; Transição para o Trabalho; Trajetórias Profissionais.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License