SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

GONCALO, Ana Lia; ALMEIDA, Rui  e  PEREIRA, Marco. Caso clínico imagiológico. Nascer e Crescer [online]. 2020, vol.29, n.3, pp.162-164. ISSN 0872-0754.  http://dx.doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v29.i3.19083.

Caso clínico: Os autores relatam o caso de um adolescente de 15 anos de idade com um esporão occipital detetado no ano anterior e em progressivo crescimento. Não existia história de trauma ou outros sintomas associados. O exame físico revelou uma tumefação dura sem sinais inflamatórios e a radiografia mostrou uma hiperostose occipital. O adolescente passava a maior parte do tempo livre a jogar em consolas portáteis, adotando posturas corporais inadequadas. Discussão/Conclusão: Embora frequentemente considerada uma característica normal, a presença de esporão occipital em adolescentes e jovens adultos pode estar relacionada com má postura devido, por exemplo, ao uso prolongado de tecnologias móveis. O uso exagerado de tecnologia pode estar associado a várias queixas e os sintomas musculo-esqueléticos não devem sem negligenciados.

Palavras-chave : entesófito; esporão occipital; hiperosteose; tecnologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons