SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Perturbação do comportamento alimentar - Um diagnóstico de exclusãoSíndrome de Behçet em idade pediátrica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

MIRANDA, Ana Margalha et al. Face grosseira, hipotonia e regressão do neurodesenvolvimento. Nascer e Crescer [online]. 2020, vol.29, n.2, pp.117-120. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v29.i2.15184.

Os erros hereditários do metabolismo são um grupo de doenças heterogéneas e multissistémicas. Apesar de cada doença individualmente ser rara, no seu conjunto são relativamente comuns. O sistema nervoso central é habitualmente afetado. Os autores apresentam o caso de uma lactente de cinco meses de idade, filha de pais não consanguíneos, nascida de uma gravidez de termo e parto sem intercorrências. Aos cinco meses, iniciou um quadro de hipotonia e regressão do desenvolvimento, apresentando ao longo do tempo dismorfismo facial, hepatomegália, convulsões e cardiomiopatia dilatada. O diagnóstico de Gangliosidose tipo 1 foi confirmado por achados bioquímicos, enzimáticos e genéticos. Este caso clínico reforça a relevância de uma abordagem e seguimento multidisciplinares.

Palavras-chave : Doença lissosomal de sobrecarga; face grosseira; Gangliosidose; hipotonia; regressão do desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons