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Nascer e Crescer

Print version ISSN 0872-0754On-line version ISSN 2183-9417

Abstract

LIZ, Catarina Ferraz de; LIRA, Sónia  and  TEIXEIRA, Sandra. Caso Clínico Imagiológico. Nascer e Crescer [online]. 2019, vol.28, n.2, pp.99-101. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v28.i2.14927.

A hérnia diafragmática é rara em idade pediátrica, com uma prevalência de 1 em 3000 crianças. É maioritariamente de origem congénita, com maior incidência no hemitórax esquerdo. As formas adquiridas estão associadas a traumatismo ou iatrogenia. É apresentado o caso de uma adolescente de 16 anos com paralisia cerebral e antecedentes de correção cirúrgica de escoliose cinco meses antes, que foi trazida ao serviço de urgência por dispneia e vómitos de início súbito. Ao exame objetivo encontrava-se queixosa, com palidez mucocutânea. Apresentava polipneia com tiragem suprasternal e subcostal. A auscultação pulmonar era assimétrica, com diminuição dos sons respiratórios no hemitórax esquerdo. Embora hemodinamicamente estável, a adolescente tinha necessidade de oxigénio suplementar a 2 L/min para saturações periféricas de 90%. Na radiografia de tórax, a bolha gástrica era visível no hemitórax esquerdo, sugerindo o diagnóstico de hérnia diafragmática. Este caso demonstra a complexidade clínica de crianças com paralisia cerebral, nas quais a sintomatologia inespecífica dificulta a avaliação. A correção da escoliose neuromuscular tem taxas de complicação superiores comparativamente às formas congénita e idiopática. Esta complicação é rara, com casos esporádicos na literatura.

Keywords : paralisia cerebral; hérnia diafragmática; escoliose.

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