SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Caso imagiológico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

ALVES, Marta; BRANCO, Liliana; LOPES, Andreia  e  PEREIRA, Bárbara. Caso clínico perinatal. Nascer e Crescer [online]. 2018, vol.27, n.4, pp.263-265. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v27.i4.14041.

Um recém-nascido de 16 dias, do sexo masculino, foi observado no Serviço de Urgência devido a uma tumefação cervical direita, observada no próprio dia pelos pais. Tratava-se de um recém-nascido de termo, nascido de parto por ventosa, sem intercorrências no período perinatal. Ao exame físico, apresentava uma tumefação na porção inferior do músculo esternocleidomastoideu direito, associada a torcicolo ipsilateral. A ecografia cervical revelou um espessamento fusiforme do músculo esternocleidomastoideu, com margens bem delimitadas, hipoecóicas, confirmando o diagnóstico de fibromatose coli. A instituição de medidas posturais foi recomendada aos pais e iniciado tratamento fisiátrico, com resolução clínica aos sete meses de idade. A fibromatose coli constitui a apresentação mais grave de torcicolo muscular congénito. Embora os achados clínicos típicos geralmente possibilitem o diagnóstico, a ecografia cervical é útil na confirmação da origem muscular da massa. Torcicolo na direção oposta à massa, deformidades da coluna vertebral ou alterações ao exame neurológico devem motivar a investigação de etiologias alternativas.

Palavras-chave : Fibromatosis colli; Recém-nascido; Torcicolo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons