SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Caso dermatológicoCaso clínico perinatal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

MARTINS, Cristiana; FERREIRA, Jorge  e  PEREIRA, Gabriela. Caso imagiológico. Nascer e Crescer [online]. 2018, vol.27, n.4, pp.261-262. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v27.i4.12286.

Introdução: O Edema Hemorrágico Agudo da Infância (EHAI) é uma vasculite leucocitoclástica rara e benigna, por vezes subdiagnosticada por não ser correctamente reconhecida. Caso clínico: É descrito o caso de um lactente de 12 meses, do sexo masculino, com obstrução nasal e tosse com sete dias de evolução associado a aparecimento súbito de exantema purpúrico no membro inferior esquerdo e febre baixa. O exantema progrediu com placas purpúricas palpáveis, anulares, com bordos bem definidos na face, extremidades, pavilhões auriculares, nádegas e escroto e edema na articulação tibiotársica direita. A investigação laboratorial evidenciou trombocitose ligeira. O doente foi medicado com betamatesona durante dois dias, com melhoria clínica. A resolução completa do quadro clínico foi observada após três semanas, sem sequelas. Discussão: O EHAI tem início súbito e um curso benigno e autolimitado. Pretende-se com este caso alertar para o reconhecimento precoce desta entidade, a fim de evitar uma investigação exaustiva e desnecessária.

Palavras-chave : Edema hemorrágico; Rash purpúrico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons