SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Caso imagiológicoCaso oftalmológico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

FERREIRA, Jorge Abreu et al. Caso ortopédico. Nascer e Crescer [online]. 2018, vol.27, n.3, pp.209-211. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v27.i3.12889.

Criança de 12 meses de idade, sexo masculino, observada no serviço de urgência por recusa da marcha. Inicialmente diagnosticada como sinovite transitória da anca. Reobservada após um mês por manutenção dos sintomas e febre. Ao exame objetivo recusava marcha, mas gatinhava bem. Realizou radiografia que mostrou lesão lítica no côndilo medial do fémur esquerdo e tomografia computorizada, que revelou provável abcesso de Brodie. Transferido para observação por ortopedia pediátrica, realizou ressonância magnética, que confirmou osteomielite com abcesso intraósseo. Submetido a drenagem cirúrgica e quatro semanas de antibioterapia, encontrando-se sem sequelas após um ano. O abcesso de Brodie é um subtipo de osteomielite subaguda caracterizada pela formação de um abcesso intramedular, predominantemente nos ossos longos. É de difícil diagnóstico, uma vez que a sintomatologia é pouco exuberante, podendo mimetizar algumas condições benignas ou malignas. A imagiologia tem um papel fundamental na sua identificação. O tratamento pode ser médico ou médico-cirúrgico, habitualmente com bom prognóstico.

Palavras-chave : Abcesso de Brodie; osteomielite; sinovite transitória da anca.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons