SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Síndrome do Ovário Poliquístico na adolescênciaParto diferido de um gémeo causador de choque sético na mãe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754

Resumo

PEREIRA, Cátia; PINTO, Marta  e  SANT'ANNA, Francisco. Displasia de desenvolvimento da anca: na perspetiva do pediatra. Nascer e Crescer [online]. 2016, vol.25, n.4, pp.239-240. ISSN 0872-0754.

Introdução: A displasia de desenvolvimento da anca é uma doença frequente que pode evoluir para artrose da anca com necessidade de artroplastia de substituição, quando não tratada atempadamente. Objetivos: Os autores pretendem realizar uma breve revisão bibliográfica da terminologia, epidemiologia, fatores de risco, manifestações clínicas, exames complementares de diagnóstico, tratamento e prognóstico da displasia de desenvolvimento da anca. Desenvolvimento: O seguimento de protocolos de rastreio baseados na observação clínica e na presença de fatores de risco permite o diagnóstico precoce e a referenciação atempada à consulta de ortopedia infantil. Conclusão: A deteção precoce da displasia de desenvolvimento da anca está associada a tratamentos menos invasivos e mais eficazes e a melhor prognóstico.

Palavras-chave : aparelho de Pavlik; displasia de desenvolvimento da anca; luxação congénita da anca; manobra de Ortolani.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons