SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Procedimento intraparto extra-uterino (EXIT) num caso de linfangiona cervicalCriança com múltiplas equimoses…: Serão maus tratos? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754

Resumo

PINHEIRO, Marina et al. Esofagite herpética: um diagnóstico a não esquecer. Nascer e Crescer [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.33-36. ISSN 0872-0754.

Introdução: A esofagite herpética é uma doença frequente em doentes imunodeprimidos, sendo raros os casos descritos em indivíduos imunocompetentes. Caso clínico: Os autores descrevem o caso de uma adolescente, admitida no serviço de urgência com febre, odinofagia, disfagia para líquidos e sólidos e dor retroesternal, com três dias de evolução. Realizou endoscopia digestiva alta, que revelou erosões lineares e redondas no terço inferior do esófago. O estudo anatomo-patológico das biópsias realizadas foi sugestivo de esofagite herpética. Conclusão: A esofagite herpética é uma doença frequentemente subdiagnosticada na criança e adolescente imunocompetentes, pelo que não deve ser esquecida. O diagnóstico definitivo depende da realização de endoscopia digestiva alta com colheita tecidular. Habitualmente é autolimitada e o tratamento é de suporte. A utilização do aciclovir é controversa, mas o seu início precoce parece encurtar a duração da doença.

Palavras-chave : Criança; disfagia; esofagite herpética; vírus herpes simplex.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )