SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Hiperhidrose, simpaticectomia toracoscópica e satisfação dos adolescentesHemoglobinúria paroxística ao frio: quando suspeitar? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754

Resumo

MOREIRA-PINTO, João et al. Recorrência do refluxo gastro-esofágico após fundoplicatura em crianças. Nascer e Crescer [online]. 2012, vol.21, n.3, pp.131-134. ISSN 0872-0754.

Introdução e Objectivos: A fundoplicatura de Nissen é o tratamento padrão da hérnia do hiato e da doença do refluxo gastro-esofágico resistente à terapêutica médica. A recorrência da doença (rRGE) é um problema comum. O objectivo deste es­tudo foi perceber em que doentes a rRGE será mais provável e porquê? Material e métodos: Análise retrospectiva dos processos dos doentes submetidos a fundoplicatura de Nissen entre Feve­reiro de 2000 e Março de 2009, na nossa Instituição. Dividiram­-se os doentes em: grupo rRGE e grupo controlo (sem sinais clínicos ou imagiológicos de rRGE). Compararam-se os dois grupos quanto ao sexo, idade e percentil de peso à data da ci­rurgia, presença de hérnia do hiato, outras comorbilidades, pre­sença de compromisso neurológico, história de convulsões, de medicação pulmonar crónica, de necessidade de O2 e/ou anti­bióticos cronicamente no período pré-operatório, técnica usada (aberta ou laparoscópica), colocação de gastrostomia, usando o teste exacto de Fischer. Resultados: 65 doentes foram submetidos a fundoplicatura de Nissen. Foram incluídos no grupo rRGE 10 doentes (15,4%). Dos parâmetros em análise, apenas foi encontrada diferença significativa em relação à colocação de gastrostomia prévia ou simultaneamente (50% no grupo rGE versus 13%, p=0,015). Conclusões: No nosso estudo, a rRGE foi maior nos doen­tes a quem foi colocada gastrostomia prévia ou simultaneamente. Este pode ser um sinal indirecto de um compromisso neurológico mais grave, embora não fosse encontrado significado estatístico para os restantes parâmetros comparados. Serão necessários mais estudos e com um maior número de casos para conclusões mais seguras.

Palavras-chave : Adolescente; criança; compromisso neu­rológico; gastrostomia; hérnia do hiato; recorrência; refluxo gas­troesofágico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons