SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Espondilodiscite lombar com abcesso pré e para vertebral: Uma complicação grave da sépsis de catéter num doente em hemodiáliseDa lesão à disfunção: um caso invulgar de hipertensão renovascular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Nephrology & Hypertension

versão impressa ISSN 0872-0169

Resumo

RODRIGUES, Luís et al. Glomerulonefrite crescêntica ANCA-MPO positiva sobreposta em glomerulonefrite mesangioproliferativa num doente com crioglobulinémia mista secundária a infecção por hepatite C: um caso clínico. Port J Nephrol Hypert [online]. 2014, vol.28, n.4, pp.335-340. ISSN 0872-0169.

O atingimento renal nas vasculites associadas aos anticorpos anticitoplasma de neutrófilo (ANCA) traduz-se, tipicamente, por uma glomerulonefrite crescentica pauci-imune. O achado de alguns depósitos de imunocomplexos nestas glomerulonefrites nao e incomum, mas os casos em que esta deposição e mais acentuada, sugerem a presença de uma segunda doença glomerular mediada por imunocomplexos. O significado dos depósitos de imunocomplexos e o seu papel nas vasculites associadas a ANCA e ainda um tema de debate, contudo, nestes doentes foram descritos niveis superiores de proteinuria e um pior prognostico em relação a preservação da função renal. Descrevemos o caso clinico de um doente com uma glomerulonefrite mesangioproliferativa em relação com uma crioglobulinemia mista secundaria a uma infeção cronica pelo vírus da hepatite C, que desenvolve posteriormente uma glomerulonefrite rapidamente progressiva associada a vasculite com ANCA anti-mieloperoxidase positivo.

Palavras-chave : Depósito de imunocomplexos; glomerulonefrite mesangioproliferativa; glomerulonefrite rapidamente progressiva; vasculite ANCA-associada.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons