SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Proteinúria nefrótica num doente com Rúpus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Nephrology & Hypertension

versão impressa ISSN 0872-0169

Resumo

FONSECA, Margarida et al. Insuficiência renal como manifestação inaugural de sarcoidose: relato de três casos de nefrite intersticial e normocalcemia. Port J Nephrol Hypert [online]. 2013, vol.27, n.4, pp.301-308. ISSN 0872-0169.

A sarcoidose e uma doença inflamatória cronica, de atingimento multissistemico, cuja etiologia permanece ainda por identificar. Caracteriza-se, do ponto de vista histopatológico, pela formação de granulomas não caseosos em qualquer órgão envolvido. Os mecanismos mais frequentemente implicados na disfunção renal devem-se aos distúrbios no metabolismo do cálcio; mais raramente podem ocorrer nefrite intersticial granulomatosa e doença glomerular. Os autores apresentam três casos de nefrite intersticial com o achado de insuficiência renal como manifestação inaugural de sarcoidose. Foi efectuado tratamento com prednisolona na dose de 1 mg/Kg/dia, verificando-se recuperação parcial e sustentada da função renal.

Palavras-chave : Lesao renal aguda; nefrite intersticial granulomatosa; prednisolona; sarcoidose.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons