SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Alternativas na colocação de cateteres em hemodiáliseDoença ateroembólica como causa de disfunção primária do enxerto renal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Nephrology & Hypertension

versão impressa ISSN 0872-0169

Resumo

AZEVEDO, Pedro et al. Tacrolimus: agente esquecido na leucopenia pós-transplante renal. Port J Nephrol Hypert [online]. 2013, vol.27, n.1, pp.55-60. ISSN 0872-0169.

A leucopenia no doente transplantado renal é comum, causa complicações com potencial risco de vida, mas é muitas vezes mal caracterizada. As infecções por agentes oportunistas, distúrbios imunológicos e toxicidade secundária a fármacos são as principais causas de citopenias de uma ou várias linhas. A leucopenia induzida pelo tacrolimus é uma complicação frequente, mas pouco reconhecida. Descrevemos um doente com início de leucopenia sete meses pós-transplante renal. Após excluir outras potenciais causas, o tacrolimus foi substituído pela ciclosporina, com recuperação da contagem leucocitária. Baseado no caso clínico, os autores fizeram uma revisão das causas de leucopenia pós-transplante e sua investigação. O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais na melhoria do prognóstico.

Palavras-chave : Leucopenia; tacrolimus; transplante renal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons