SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Anafilaxia em Portugal: 10 anos de Registo Nacional da SPAIC 2007-2017Gastrite e ileíte a citomegalovírus como primeira manifestação de imunodeficiência comum variável num adolescente índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

COUTO, Mariana  e  JACINTO, Tiago. Avaliação objetiva no diagnóstico de broncoconstrição induzida pelo exercício. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2019, vol.27, n.4, pp.304-325. ISSN 0871-9721.

A broncoconstrição induzida pelo exercício (BIE) define-se como o aumento transitório da resistência das vias aéreas resultante da obstrução brônquica que ocorre após esforço físico. É uma entidade clínica muito frequente, que importa diagnosticar corretamente de forma a prevenir a resposta broncoconstritora ao esforço, de modo a que esta não constitua restrição à escolha de uma atividade física ou limitação ao nível do desempenho desportivo. A história clínica pode ser extremamente sugestiva, porém, são frequentes tanto situações de sobrediagnóstico de asma como de subdiagnóstico de BIE. Assim sendo, e face à importância do diagnóstico exato, pretende-se com o presente artigo apresentar os exames complementares no diagnóstico de BIE, abordando a sua utilidade e aplicabilidade.

Palavras-chave : Asma; broncoconstrição; diagnóstico; espirometria; exercício; hiperventilação voluntária eucápnica,manitol; provocação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons