SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Prurido crónico - Da etiologia ao tratamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

ROSA, Sónia; SOUSA, Maria João  e  PINTO, Paula Leiria. Tratamento sistémico do eczema atópico grave em idade pediátrica. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2019, vol.27, n.3, pp.205-218. ISSN 0871-9721.  http://dx.doi.org/10.32932/rpia.2019.07.016.

O eczema atópico (EA) é uma doença inflamatória crónica muito frequente em idade pediátrica. Na maioria dos casos o controlo clínico é alcançado com o recurso a hidratação adequada (emolientes) e a medicação tópica (corticosteroides tópicos, inibidores da calcineurina tópicos) embora exista um subgrupo de doentes com EA grave que não responde ao tratamento convencional ou que tem recidivas após a redução do mesmo. Quando não se verifica uma melhoria sintomática apesar de uma boa adesão ao tratamento e de um plano terapêutico adequado, pode considerar-se a utilização de imunomoduladores e de outros agentes sistémicos. Este trabalho tem por objetivo rever a informação disponível na literatura sobre o tratamento sistémico do EA grave em idade pediátrica.

Palavras-chave : Agentes biológicos; azatioprina; ciclosporina; eczema atópico; idade pediátrica; imunomoduladores; metotrexato; micofenolato de mofetil; tratamento sistémico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons