SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Anaphylaxis to intravenous gentamicin: A case-reportSublingual latex immunotherapy and allergenic profile study - 3 cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

Print version ISSN 0871-9721

Abstract

BENITO-GARCIA, Filipe et al. Anafilaxia a proteínas do leite de cabra após indução de tolerância oral específica ao leite de vaca. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.151-155. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2019.07.012.

A alergia às proteínas do leite de vaca (APLV) é a alergia alimentar mais comum em idade pediátrica. Descrevem-se dois casos de doentes com APLV grave e persistente mediada por IgE que foram submetidos com sucesso a protocolo de indução de tolerância oral (ITO) específica às proteínas do leite de vaca e que na fase de manutenção da ITO desencadearam anafilaxia após contacto acidental com proteínas de leite de cabra, num caso 6 anos e no outro caso 2 anos após iniciarem ITO. Os doentes mantêm a tolerância às proteínas do leite de vaca, com ingestão diária da dose de manutenção de 200mL de leite de vaca. Realça-se que após completar um protocolo de ITO às proteínas do leite de vaca é importante manter uma dieta com evicção de leite e derivados de cabra e ovelha, a qual deve ser cumprida até ser comprovada tolerância por prova de provocação oral.

Keywords : Alergia ao leite de vaca; anafilaxia; indução de tolerância oral específica; leite de cabra; leite de ovelha.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License