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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Resumo
ANDRADE, Ricardo Henrique Resende de e GALVAO, André Luis Machado. As missões francesas e o modernismo na fundação da filosofia acadêmica no Brasil. Rev. Port. de Educação [online]. 2020, vol.33, n.1, pp.4-20. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.15051.
Este artigo aborda a influência das missões francesas no século XX e o surgimento do modernismo artístico paulista como fatores que contribuíram para a criação da filosofia acadêmica a partir da fundação da Universidade de São Paulo em 1934. Utilizou-se de vasta bibliografia que documenta a chegada dos franceses em suas missões acadêmicas, artísticas e culturais e os impactos intelectuais provocados pelo ensino de filosofia na recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Os objetivos principais deste trabalho são: descrever a importância da experiência universitária francesa no nascimento da investigação filosófica profissional no Brasil em um ambiente marcado por uma renovação cultural modernizante, a partir da Semana de Arte Moderna em 1922, e destacar a perspectiva dos professores franceses sobre os estudantes universitários brasileiros naquele período.
Palavras-chave : Missões francesas; Modernismo; Filosofia acadêmica; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras; Universidade de São Paulo.