SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Intellectual styles, learning strategies and academic adjustment in Brazilian higher educationInspectorate s Intervention in External School Assessment: A Study Based on School Principals perceptions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

JORGE, Noémia. A síntese como género escolar transdisciplinar. Rev. Port. de Educação [online]. 2019, vol.32, n.2, pp.150-170. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.15140.

A síntese é um género textual cujo domínio se revela fundamental para o desempenho de tarefas socioprofissionais e académicas. A sua apropriação não é feita de forma espontânea, mas decorre essencialmente da aprendizagem formal, em contexto escolar, sobretudo no ensino secundário, nomeadamente na disciplina de Português. Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a didatização do género textual síntese, focando-se o funcionamento social do género e a sua transposição didática nos programas curriculares do ensino secundário e em manuais escolares de Português. Por fim, apresentar-se-ão algumas propostas de didatização do género, assentes em três pilares: observação/análise de textos autênticos; produção textual regulada pelas características do género; reflexão metalinguística.

Keywords : Síntese; Género de texto; Género transdisciplinar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License