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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

STELKO-PEREIRA, Ana Carina; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque; AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo  e  CORTEZ, Pedro Afonso. Evidências de validade para a Escala de Vitimização entre Alunos (EVA). Rev. Port. de Educação [online]. 2019, vol.32, n.2, pp.122-133. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18064.

Este estudo avalia a Escala de Vitimização entre Alunos (EVA) quanto à validade da sua estrutura interna, consistência interna, e na relação com outra variável (stress). Para tal, foram analisadas respostas à EVA de 1.484 alunos de escolas públicas do 6.o ao 9.o ano do Ensino Básico provenientes de seis cidades de quatro estados do Brasil. Notou-se que a escala é formada por dois fatores: vitimização presencial e vitimização virtual, os quais conjuntamente explicam cerca de 50% da variância, obtendo um índice de consistência interna de 0,84 e 0,77 para os fatores. Adicionalmente, na cidade de Fortaleza (N=100) aplicou-se a EVA duas vezes num intervalo de 30 dias, obtendo-se um índice de precisão para o valor global de 0,64, e aplicou-se a Escala de Stress Infantil (ESI), tendo-se percebido correlações positivas significativas superiores a 0,65 entre os valores da EVA e da ESI. Assim, a EVA é uma alternativa promissora.

Palavras-chave : Bullying; Intimidação escolar; Psicometria.

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