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Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

CLAROS, Francisco Mateos; RUIZ, Francisco Javier Olmedo; IBANEZ, Macarena Esteban  y  MUNOZ, Luis Vicente Amador. Predição de variáveis familiares que interferem no progresso académico em contextos multiculturais. Rev. Port. de Educação [online]. 2019, vol.32, n.2, pp.107-121. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.17694.

Este artigo pretende analisar os principais fatores culturais e familiares que condicionam a aprendizagem na infância em contextos multiculturais, levando em consideração a influência dessa etapa no desenvolvimento da criança. O objetivo deste estudo foi perceber que variáveis culturais interferem nos avanços educacionais desses alunos. Para a análise desses elementos, utilizou-se uma amostra de 968 sujeitos, dos quais 633 corresponderam aos alunos do terceiro curso de Educação Infantil, e 335 aos pais desses alunos. A todos eles foram aplicados instrumentos de elaboração própria: os alunos foram avaliados pelo desempenho académico nas áreas de linguagem, enquanto os pais preencheram um questionário relacionado com a dinâmica familiar. Os resultados obtidos por meio das análises estatísticas (descritiva, inferencial e modelos de regressão) indicaram a existência de diferenças de desempenho, em todas as áreas relacionadas com a linguagem, nos alunos com língua materna diferente da oficial. Este estudo verificou que os contrastes negativos têm uma relação direta com a dinâmica familiar, definida pela religião que professan, que no caso dos muçulmanos determina que a língua cultural-familiar darija é a causa principal.

Palabras clave : Diversidade cultural; Família; Religião; Desenvolvimento linguístico; Progresso académico.

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