SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Thinking about a transformation process concerning outdoor pedagogical practices in early years settingsValidity evidences for the Victimization among Students Scale (VSS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

CLAROS, Francisco Mateos; RUIZ, Francisco Javier Olmedo; IBANEZ, Macarena Esteban  and  MUNOZ, Luis Vicente Amador. Predição de variáveis familiares que interferem no progresso académico em contextos multiculturais. Rev. Port. de Educação [online]. 2019, vol.32, n.2, pp.107-121. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.17694.

Este artigo pretende analisar os principais fatores culturais e familiares que condicionam a aprendizagem na infância em contextos multiculturais, levando em consideração a influência dessa etapa no desenvolvimento da criança. O objetivo deste estudo foi perceber que variáveis culturais interferem nos avanços educacionais desses alunos. Para a análise desses elementos, utilizou-se uma amostra de 968 sujeitos, dos quais 633 corresponderam aos alunos do terceiro curso de Educação Infantil, e 335 aos pais desses alunos. A todos eles foram aplicados instrumentos de elaboração própria: os alunos foram avaliados pelo desempenho académico nas áreas de linguagem, enquanto os pais preencheram um questionário relacionado com a dinâmica familiar. Os resultados obtidos por meio das análises estatísticas (descritiva, inferencial e modelos de regressão) indicaram a existência de diferenças de desempenho, em todas as áreas relacionadas com a linguagem, nos alunos com língua materna diferente da oficial. Este estudo verificou que os contrastes negativos têm uma relação direta com a dinâmica familiar, definida pela religião que professan, que no caso dos muçulmanos determina que a língua cultural-familiar darija é a causa principal.

Keywords : Diversidade cultural; Família; Religião; Desenvolvimento linguístico; Progresso académico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License