Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista Portuguesa de Educação
Print version ISSN 0871-9187
Abstract
VARELA-LOSADA, Mercedes; ARIAS-CORREA, Azucena and VEGA-MARCOTE, Pedro. Educar para a mudança e a sustentabilidade: Avaliação de uma proposta de aprendizagem experiencial para capacitar os professores em formação inicial. Rev. Port. de Educação [online]. 2019, vol.32, n.2, pp.57-73. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.15303.
Um dos principais desafios que a educação deve enfrentar é a busca pela Sustentabilidade. E, nesse processo, o corpo docente é um pilar fundamental. Para tanto, apresenta-se uma proposta educacional de formação inicial de professores baseada na experimentação e análise de um ciclo de aprendizagem em torno do problema socioambiental da mudança climática. Para a sua avaliação, foi utilizada uma metodologia mista. Os resultados obtidos sugerem que esse tipo de prática pode contribuir para melhorar o comprometimento dos futuros professores com uma Educação Ambiental voltada à Sustentabilidade e crítica ao atual modelo de desenvolvimento, permitindo a construção de um arcabouço educacional baseado em metodologias globalizadas e participativas, bem como para favorecer a aquisição de competências de ensino.
Keywords : Educação Ambiental e Sustentabilidade; Formação de professores; Aprendizagem experiencial; Ciclo de aprendizagem.