SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Professional Satisfaction of Teachers in Pre-RetirementEducate for change and sustainability: Evaluation of an experiential learning proposal to train teachers in initial training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

FERNANDES, José António; GEA, María M.  and  CORREIA, Paulo Ferreira. Conhecimento de estatística bivariada de futuros professores portugueses dos primeiros anos. Rev. Port. de Educação [online]. 2019, vol.32, n.2, pp.40-56. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.16121.

O objetivo deste trabalho é analisar o conhecimento estatístico de uma amostra de futuros professores dos primeiros anos escolares quando resolvem uma tarefa envolvendo uma distribuição bidimensional, em relação à sua representação gráfica, à correlação linear e à regressão linear. No estudo participaram 50 estudantes que se encontravam a frequentar o 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica numa universidade do norte de Portugal. Os dados recolhidos dos estudantes foram obtidos através da aplicação de várias questões de probabilidades e estatística em ambiente formal de avaliação, das quais iremos aqui tratar apenas aquela que diz respeito à distribuição bidimensional. Finalmente, em termos de resultados, verificou-se que os estudantes foram mais sucedidos na representação gráfica da distribuição. Na avaliação do sinal e da intensidade da correlação linear, cerca de metade ou mais estudantes responderam corretamente. Finalmente, tiveram muitas dificuldades na regressão linear, aquando da determinação da estimativa do valor de uma das variáveis conhecido o valor da outra.

Keywords : Distribuição bidimensional; Correlação linear; Regressão linear; Futuros professores dos primeiros anos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License