SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Satisfacción Profesional de los Profesores en Pre-Reforma índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

OLIVEIRA, Fernanda Lahtermaher  y  CRUZ, Giseli Barreto da. A inserção profissional de um egresso do PIBID: O caso de uma professora de matemática. Rev. Port. de Educação [online]. 2019, vol.32, n.2, pp.5-23. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18006.

O artigo focaliza a inserção profissional de uma professora de matemática que passou pelo PIBID e hoje atua no Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal do Rio de Janeiro, Brasil. Foi realizado um estudo de caso etnográfico, de modo a que as experiências, a formação e as expectativas da professora fossem compreendidas por meio de entrevistas em profundidade e observação participante. Teoricamente, o artigo dialoga com Cochran-Smith, Fiorentini e Marcelo Garcia. Os resultados demonstram que: há uma tendência ao isolamento por parte da professora iniciante; existe uma força da área e uma crença epistemológica no ensino transmissivo; o PIBID aparece como uma contribuição no que se refere ao conhecimento do contexto profissional.

Palabras clave : Inserção profissional docente; Professora de matemática; Estudo de caso etnográfico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons