SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1The inclusion of deaf students in higher education in Brazil: The case of a Pedagogy course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

SILVA, Ana Maria Costa e  and  CUNHA, Sílvia. Formação de Mediadores Sociais na Europa: Um projeto piloto. Rev. Port. de Educação [online]. 2019, vol.32, n.1, pp.173-189. ISSN 0871-9187.

Um dos desafios da sociedade atual é enfrentar com determinação e qualidade as consequências das múltiplas fragilidades sociais, económicas e políticas que se vivem a nível mundial. Os diversos países e organizações estão, assim, comprometidos com uma resposta urgente e adequada à fragilidade da paz social, concretamente através de estratégias de prevenção e resolução pacífica de conflitos. A mediação social é uma das estratégias fundamentais para promover a paz, a justiça e a coesão social. No sentido de responder às recomendações inscritas em documentos oficiais europeus sobre a importância dos mediadores sociais na construção de comunidades pacíficas, foi implementado um projeto financiado pela Comunidade Europeia e executado entre 2013 e 2016, com a participação de cinco países europeus. O principal objetivo do projeto foi conceber e experimentar um dispositivo de formação de mediadores sociais, inspirado na tradição dos Companheiros do Tour de França através de uma metodologia de ação-investigação-formação colaborativa. A metodologia adotada revelou-se adequada à formação continuada e profissionalização de mediadores sociais e à constituição de uma rede de cooperação entre instituições e profissionais diversos. Os resultados alcançados evidenciam a pertinência do dispositivo na concretização dos objetivos definidos e na construção de um espaço europeu da mediação para a inclusão social.

Keywords : Mediação social; Mediadores; Formação; Investigação-ação colaborativa.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License