SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1The Causality Attributions Scale of school performance: a study of validity criterion evidenceThe inclusion of deaf students in higher education in Brazil: The case of a Pedagogy course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

BARROS, Rita; MONTEIRO, Angélica  and  SOUSA, Cláudia. Autoeficácia formativa e envolvimento nos processos de aprendizagem de estudantes portugueses maiores de 23 anos. Rev. Port. de Educação [online]. 2019, vol.32, n.1, pp.140-154. ISSN 0871-9187.

A aprovação do regime de acesso ao Ensino Superior pela via dos “maiores de 23” constitui um dos principais desafios com que se deparam as Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas, que se traduz na necessidade de construção de respostas educativas tendo em conta a heterogeneidade do seu público. O estudo exploratório aqui apresentado tem por objetivo retratar a autoperceção destes estudantes acerca da sua eficácia formativa e o seu envolvimento académico, em função da idade de ingresso no Ensino Superior, assim como explorar a relação entre estas autoperceções, suas dimensões e idade de ingresso no Ensino Superior. Foram recolhidos dados junto de 55 estudantes de duas IES privadas, através de inquéritos por questionário, os quais foram sujeitos a análises descritivas e de regressão linear. Os resultados mostram que é possível diferenciar dois grupos de estudantes em função da idade, até aos 26 anos e mais, sendo que este último se destaca pelo maior envolvimento académico e pela maior autoperceção de eficácia formativa. A discussão destes resultados, à luz dos referenciais teóricos do desenvolvimento da idade adulta, assume particular relevância para a promoção da equidade de acesso e ingresso no Ensino Superior.

Keywords : Ensino Superior; Autoeficácia formativa; Envolvimento académico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License