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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

SANT'ANNA, Maria Madalena Moraes et al. Desafios dos professores na mediação das brincadeiras de crianças com necessidades educacionais especiais na educação infantil. Rev. Port. de Educação [online]. 2018, vol.31, n.2, pp.100-114. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.13678.

As diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil priorizam o desenvolvimento das capacidades infantis de crianças até cinco anos, tendo o brincar como eixo norteador do aprendizado. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção dos professores sobre as dificuldades para realizar e mediar brincadeiras para crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) na Educação Infantil. A pesquisa foi de caráter qualitativo e utilizou a entrevista como procedimento de coleta de dados, para 31 professores de 11 crianças incluídas em sete centros de Educação Infantil de um município do Estado do Paraná - Brasil. As entrevistas foram sujeitas a análise de conteúdo, que indicou dois temas principais: mediação e dificuldades. Os resultados apontaram que professores brincam mais com estas crianças quando há dois professores em sala; demonstraram dificuldades de mediação nas brincadeiras com as crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento e Deficiência Intelectual, o que não ocorre junto às crianças com Deficiência Física. Os resultados indicam a necessidade de maior interação com os profissionais da saúde, de uma percepção mais individualizada das crianças com necessidades educacionais especiais, e de maior investimento na formação dos professores em serviço, quanto ao conhecimento de estratégias para mediar as brincadeiras.

Palavras-chave : Brincadeiras; Educação infantil; Necessidades educacionais especiais; Formação continuada.

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