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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

ALEXANDRINO, Vanessa da Cruz  e  AQUINO, Fabíola de Sousa Braz. Análise das concepções de profissionais da educação sobre o desenvolvimento infantil: Um estudo em creches de uma cidade da Paraíba - Brasil. Rev. Port. de Educação [online]. 2018, vol.31, n.2, pp.85-99. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.13756.

A educação infantil é um importante período do processo de aprendizado e desenvolvimento infantil e o conhecimento dos profissionais da educação é importante para mediar práticas pedagógicas que integrem os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais da criança, considerando o seu papel ativo no meio social. O objetivo deste estudo foi analisar e conhecer as concepções e ações de professoras da educação infantil, monitoras e psicólogas escolares sobre o desenvolvimento infantil em uma cidade do Estado da Paraíba. Participaram deste estudo 17 professoras, 17 monitoras e quatro psicólogas escolares, que atuavam em instituições públicas de educação infantil. Estas profissionais responderam a um questionário sociodemográfico e a uma entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que a maioria das professoras e monitoras percebe o desenvolvimento infantil a partir das atividades propostas e pelas situações de brincadeira. Por sua vez, as psicólogas relataram que o desenvolvimento infantil é um processo contínuo e que pode ser percebido através das situações de interação entre o adulto e a criança. Esse estudo reafirmou a importância da influência das concepções sobre desenvolvimento infantil nas práticas dos profissionais.

Palavras-chave : Desenvolvimento infantil; Educação infantil; Psicologia escolar.

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