SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Elements of phenomenology as one of the possibilities of understanding the game as a significant human movementAnalysis of the conceptions of professionals in education on child development: a study in daycare centers in a city in paraíba - brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

FERREIRA, Manuela  and  TOMAS, Catarina. "O pré-escolar faz a diferença?" : Políticas educativas na educação de infância e práticas pedagógicas. Rev. Port. de Educação [online]. 2018, vol.31, n.2, pp.68-84. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.14142.

A identificação de práticas sociopedagógicas tendencialmente reprodutoras da forma escolar, e de currículos de coleção e modos de transmissão pedagógica formais que enfatizam a literacia, a numeracia e a ciência apontam para a reconfiguração da Educação de Infância como contexto de crescente escolarização e alunização precoce das crianças e como estratégia de prevenção socioeducativa do insucesso escolar. Na interlocução entre Sociologia da Infância, Sociologia da Educação e Ciências da Educação, analisa-se o rumo das recentes mudanças políticas da Educação de Infância no quadro internacional e nacional, recuando aos anos 90, e alguns dos seus efeitos ao nível das práticas pedagógicas. A reconstituição deste trajeto assenta na análise crítica de documentos oficiais, nomeadamente as novas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016), e de observações realizadas em Jardins de Infância, públicos e privados, entre 2015 e 2017, em Portugal.

Keywords : Educação de infância; Políticas educativas; Práticas pedagógicas; Orientações curriculares para a educação pré-escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License