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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

ARAUJO, Alberto Filipe Ribeiro de Abreu  e  ARAUJO, Joaquim Machado de. A Educação Nova e o Novismo em Educação: o Novo como Ilusão Necessária. Rev. Port. de Educação [online]. 2018, vol.31, n.2, pp.23-36. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.13719.

Este artigo assinala as vertentes utópica e ideológica da visão educativa da Educação Nova. Distingue uma perspetiva do totalmente novo fechado sobre si próprio, que se absolutiza e visa instaurar um mundo totalmente outro, e uma perspetiva do novo relativo, que reconhece as partes da novidade que estão “aí” à espera de uma formulação sistemática que as acolha e lhes dê o sentido de um todo. Um todo sempre não completo e, por isso, inconfundível com o campo da experiência e aberto a outras partes da novidade de que o todo possa carecer, mesmo que o ignore. Discorre também analítica e criticamente sobre a natureza do “novo” que a “novidade” da Educação Nova seria suposto veicular, e indaga se ele não é mais uma ilusão provocada pela crença e pelo desejo dos fundadores da Educação Nova do que, na verdade, um facto substantivo e radicalmente inovador como eles o pretendiam fazer crer. Por fim, considera as trocas mútuas da ideologia e da utopia enquanto figuras da imaginação e, reconhecendo a incorporação de partes do Novo na Escola Tradicional, identifica o impoder da Educação Nova e reafirma o Novo como ilusão necessária a um movimento de renovação pedagógica.

Palavras-chave : Esperança; Educação Nova; Escola Tradicional; Rutura.

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