SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2New Education and Novism in Education: the New as Needed Illusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

REDON PANTOJA, Silvia María; VALLEJOS SILVA, Natalia  and  ANGULO RASCO, José Félix. Educação cidadã e abandono escolar: a cidadania negada. Rev. Port. de Educação [online]. 2018, vol.31, n.2, pp.5-22. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.14753.

O artigo que apresentamos expõe as contradições entre a formação para a cidadania e o abandono escolar. A primeira parte analisa as iniciativas curriculares na política educacional chilena no que diz respeito à formação para a cidadania na escola desde os anos 90 até ao ano de 2016. Na segunda parte, aborda-se o abandono escolar e a realidade quotidiana dos sujeitos que abandonam a escola e se sentem abandonados por ela, em contraste com o discurso curricular oficial. A experiência de uma cidadania negada, não sendo “parte da parte” e não podendo beneficiar do grande direito à educação, é visível nas matrizes emergentes resultantes da análise do discurso de entrevistas com jovens em risco de abandono no Chile (no norte, centro e sul do país).

Keywords : Cidadania; Currículo de educação para a cidadania; Abandono escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License