SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2A base de conhecimentos e a identidade de mentores participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-BrasilUniversos do conhecimento. Reflexões sobre a investigação narrativa na educação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

ALVES, Margarida; QUEIROS, Paula  e  BATISTA, Paula. O valor formativo das comunidades de prática na construção da identidade profissional. Rev. Port. de Educação [online]. 2017, vol.30, n.2, pp.159-185. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.12275.

A formação de professores tem experienciado alterações substantivas no que diz respeito à sua concetualização e organização. Atendendo ao facto de a aprendizagem ser situada social e culturalmente, este texto de reflexão concetual procurou reequacionar o valor formativo das Comunidades de Prática para a construção da identidade profissional de futuros professores em contexto de estágio, bem como identificar os constrangimentos que pode encerrar. Da reflexão sobreveio o potencial das Comunidades de Prática no processo de construção da identidade profissional dos estagiários, que aqui encontram um espaço de partilha e de reflexão que lhes permite construir e reconstruir conceções, pelo assumir gradual de papéis potencialmente emancipatórios. Já as limitações incorrem das relações estabelecidas no seio das Comunidades de Prática quando estas se estruturam com base numa hierarquia excessiva e unidirecional.

Palavras-chave : Comunidade de Prática; Identidade profissional; Estágio; Estudantes estagiários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons