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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

CARMO, José Manuel do. Desenvolvimento de um instrumento para a identificação de uma orientação construtivista no ensino de ciências. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.2, pp.163-184. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.6705.

Embora o construtivismo possa ser considerado o paradigma dominante na educação em ciência, há, no entanto, uma deficiência quanto à disponibilidade de instrumentos para caracterizar a sua presença, tanto em pequenos grupos de professores num curso de formação contínua, como em larga escala para apreciar a orientação metodológica do ensino numa região ou país. Pela identificação de um conjunto de acontecimentos presentes no ensino comuns a diferentes orientações metodológicas, foi desenvolvido um instrumento para a explicitação pelos professores dos acontecimentos que integram uma sequência de ensino. Este instrumento permite a um formador, no início de um curso de formação, inicial ou contínua, uma apreciação expedita da metodologia praticada por um professor, possibilitando organizar a formação a partir do debate e reflexão sobre as conceções metodológicas dos participantes numa perspetiva construtivista da formação.

Palavras-chave : Ensino construtivista; Ensino de ciências; Estratégias de ensino; Perfil metodológico.

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