Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Resumo
MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; SANTOS, Wagner dos; MELLO, André da Silva e VOTRE, Sebastião Josué. Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.2, pp.51-73. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.7123.
Este estudo analisa práticas pedagógicas centradas no protagonismo infantil. O método combina a Pesquisa-Ação Colaborativa com a Metodologia Participativa. Os sujeitos participantes deste estudo são dois bolsistas de iniciação à docência, um professor-supervisor e 25 crianças. Os dados são provenientes de observação participante, registros fotográficos e desenhos, extraídos de uma vivência pedagógica com o conteúdo ‘capoeira' nas aulas de Educação Física, em um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES. A análise indica que as crianças, por meio de suas práticas, ressignificam o ensino da cultura mediado pelos adultos e, com base nas produções infantis, o processo de intervenção pedagógica é reorientado, levando em consideração o protagonismo das crianças.
Palavras-chave : Protagonismo; Capoeira; Educação Física; Educação Infantil.