SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2O processo de (des)proletarização do professor da educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

NASCIMENTO, Maria das Graças; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri  e  PASSOS, Laurizete Ferragut. Formação docente e sua relação com a escola. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.2, pp.9-34. ISSN 0871-9187.  http://dx.doi.org/10.21814/rpe.8713.

O presente artigo traz reflexões suscitadas pela análise dos dados referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do curso de Pedagogia de uma universidade pública localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Procura-se identificar as contribuições desse programa para a constituição de um modelo formativo de desenvolvimento profissional centrado na escola, a partir do olhar dos estudantes e dos profissionais nele envolvidos. É dado destaque às práticas e aos modelos formativos que favorecem a aproximação entre universidade e escola, bem como à construção de conhecimentos profissionais sobre a docência.

Palavras-chave : Modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; Desenvolvimento profissional.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons