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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

SANTOS, Carolina Costa; PEREIRA, Fátima  e  LOPES, Amélia. Efeitos da intensificação do trabalho no ensino superior: da fragmentação à articulação entre investigação, ensino, gestão académica e transferência de conhecimento. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.1, pp.295-321. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.6820.

O ensino superior português, atualmente, é marcado por transformações, em consequência da adaptação da educação às mudanças políticas, económicas e sociais do país. Fatores externos, portanto, reconfiguram as preocupações, as estruturas e os objetivos da universidade. Os professores sofrem o impacto dessas mudanças, respondendo a novas exigências e reconstruindo a sua identidade. Este artigo discute a identidade académica e as dimensões do trabalho do professor universitário - ensino, investigação, gestão académica e prestação de serviços à comunidade/transferência de conhecimento - face ao cenário atual de transformações. Recorrendo a narrativas de tipo biográfico e a um grupo de discussão focalizada, o caráter empírico do estudo centra-se na voz de professores da área da Educação de uma universidade pública portuguesa. Os resultados destacam a identidade académica delineada pela intensificação do trabalho e o desejo da articulação entre as dimensões do trabalho docente, visando romper a fragmentação da profissão.

Palavras-chave : Identidade académica; Transformações do ensino superior; Intensificação do trabalho docente; (Re)construção da identidade profissional.

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