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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Resumo
FREITAS, Erika Lourenço de e RAMALHO-DE-OLIVEIRA, Djenane. Pensamento crítico no contexto da prática clínica: A necessidade de reinventar a educação farmacêutica. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.231-250. ISSN 0871-9187.
Com o objetivo de compreender como as práticas pedagógicas influenciam o desenvolvimento de competências clínicas em estudantes de farmácia, os autores conduziram uma etnografia crítica utilizando os métodos de observação participante, grupos focais e entrevistas em profundidade com estudantes e professores de uma das dez maiores Faculdades de Farmácia dos Estados Unidos. Os resultados que emergiram de dois semestres de pesquisa de campo mostram que o conhecimento farmacêutico tradicionalmente ensinado não é suficiente para preparar os estudantes para a prática clínica. A incorporação de experiências práticas e da filosofia e arcabouço teórico da atenção farmacêutica no currículo é necessária para preparar os estudantes para o cuidado direto das pessoas. Os resultados deste estudo poderão contribuir para a construção de atividades de ensino que efetivamente desenvolvam competências essenciais nos futuros cuidadores.
Palavras-chave : Educação farmacêutica; Prática clínica; Atenção farmacêutica; Pesquisa qualitativa.