SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Tensões de uma professora de 1º ano de Espanhol num programa de imersão bilingue ‘two-way'Inclusão no Ensino Superior: Perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

FREITAS, Erika Lourenço de  e  RAMALHO-DE-OLIVEIRA, Djenane. Pensamento crítico no contexto da prática clínica: A necessidade de reinventar a educação farmacêutica. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.231-250. ISSN 0871-9187.

Com o objetivo de compreender como as práticas pedagógicas influenciam o desenvolvimento de competências clínicas em estudantes de farmácia, os autores conduziram uma etnografia crítica utilizando os métodos de observação participante, grupos focais e entrevistas em profundidade com estudantes e professores de uma das dez maiores Faculdades de Farmácia dos Estados Unidos. Os resultados que emergiram de dois semestres de pesquisa de campo mostram que o conhecimento farmacêutico tradicionalmente ensinado não é suficiente para preparar os estudantes para a prática clínica. A incorporação de experiências práticas e da filosofia e arcabouço teórico da atenção farmacêutica no currículo é necessária para preparar os estudantes para o cuidado direto das pessoas. Os resultados deste estudo poderão contribuir para a construção de atividades de ensino que efetivamente desenvolvam competências essenciais nos futuros cuidadores.

Palavras-chave : Educação farmacêutica; Prática clínica; Atenção farmacêutica; Pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons