SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particularesPensamento crítico no contexto da prática clínica: A necessidade de reinventar a educação farmacêutica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

ESTRADA, Patricia López  e  CHACON, Ana María. Tensões de uma professora de 1º ano de Espanhol num programa de imersão bilingue ‘two-way'. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.211-229. ISSN 0871-9187.

Este estudo descreve as tensões sentidas por uma professora de 1º ano numa sala de aula de imersão bilingue ‘two-way'. Baseando-se na análise indutiva de Hatch (2002), sob a forma de análise de domínio (domain analysis), os dados do estudo foram obtidos através de duas entrevistas a uma professora no ano letivo de 2009-2010. Os resultados indicam que a professora bilingue detém crenças fortes acerca da importância de proporcionar aos alunos oportunidades de explorar a língua minoritária (Espanhol). Contudo, a professora manifesta preocupações de âmbito linguístico e académico no desempenho da sua tarefa. O estudo alerta para as tensões inerentes a trabalhar com o Espanhol e o Inglês num contexto de imersão bilingue ‘two-way'.

Palavras-chave : Programas de imersão ‘two-way'; Educação bilingue; Aprendizagem de uma língua segunda.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons