SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Sonorona or digital culture rhizome: A case studyStrategies and assessment models used by the Centers of ICT Resources in the assessment of assistive technology for students with Special Educational Needs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

MONTEIRO, Ana Francisca  and  OSORIO, António José. Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.1, pp.35-57. ISSN 0871-9187.

Assumindo que as crianças são agentes sociais ativos que constroem as suas próprias culturas, esta pesquisa pretendeu compreender as suas perspetivas acerca do papel que as novas tecnologias, em particular a Internet, têm nas suas vidas. Tomou ainda como vertentes específicas os riscos, os desafios de segurança e as oportunidades que o uso de tecnologias digitais pode ou não representar, a partir do ponto de vista das crianças e da dimensão social do fenómeno tecnológico, ou seja, da forma como desenvolvimento tecnológico e práticas sociais se inter-relacionam e constroem mutuamente. Com base numa investigação etnográfica, são aqui retratadas as culturas ‘digitais' que as crianças estão a construir e as reinterpretações que fazem dos conceitos de risco, segurança e oportunidade. Esta abordagem foca como este tipo de experiências são vividas quotidianamente, no contexto de estruturas socioculturais específicas.

Keywords : Crianças; Novas tecnologias; Riscos; Oportunidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License