SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Tecnologias digitais na gestão escolar: Práticas, proficiência e necessidades de formação dos diretores escolares em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

DIAS, Augusta  e  PRECIOSO, José. Prevenção do consumo de álcool em manuais escolares de Ciências Naturais portugueses. Rev. Port. de Educação [online]. 2014, vol.27, n.2, pp.135-158. ISSN 0871-9187.

O consumo de álcool é um problema grave, muito prevalente e em crescimento entre adolescentes escolarizados. Por este motivo, a prevenção do consumo de álcool deve ser realizada na escola. Os manuais escolares são um recurso a ser usado nos processos preventivos. A presente investigação tem como objetivo analisar as abordagens ao tema do consumo de álcool propostas pelos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais para o 9.º ano de escolaridade. Neste sentido, procedeu-se à análise de conteúdo de sete manuais escolares existentes em Portugal para o ano letivo de 2008/2009, que estarão em vigor até ao ano de 2014. Os manuais escolares abordam a problemática do consumo de álcool de forma muito incompleta e superficial. Em nenhum manual são sugeridas atividades que desenvolvam nos estudantes competências para resistir às pressões que frequentemente conduzem ao consumo. Os autores dos manuais devem ter em conta a necessidade de aprofundar este tema.

Palavras-chave : Manuais escolares; Prevenção do alcoolismo; Educação; Adolescência.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )