SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Processo de supervisão em jardim de infância: Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissionalTecnologias digitais na gestão escolar: Práticas, proficiência e necessidades de formação dos diretores escolares em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

NETO, Eulália. Os projetos de trabalho: Uma experiência integradora na formação inicial de professores. Rev. Port. de Educação [online]. 2014, vol.27, n.2, pp.83-107. ISSN 0871-9187.

O presente artigo tem como objetivo problematizar o papel da investigação nos cursos de formação inicial de professores a partir do relato de uma experiência com projetos integradores (PI). Fundamenta o seu desenvolvimento em três conceitos organizadores: formação inicial de professores, currículo integrado e interdisciplinaridade. Discute a importância de um currículo de formação que possibilite a relação teoria e prática, o diálogo entre as disciplinas, a reflexão e a crítica. Destaca a importância da disponibilidade dos professores de diferentes áreas disciplinares no compartilhamento de suas experiências, seus saberes, suas certezas e incertezas. Tem como contexto de análise o relatório elaborado pelo grupo-classe de uma turma do terceiro período da licenciatura em Espanhol. Baseia-se nos princípios da pesquisa qualitativa. Destaca os indicadores que apontam a integração das disciplinas a partir do PI e a importância deste para a formação do professor-pesquisador e para a integração do grupo-classe.

Palavras-chave : Formação inicial de professores; Currículo integrado; Projetos integradores.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )