SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Grupo reflexivo de professores da educação superior: Estudo sobre seus movimentos construtivosProgramas de mentoria e promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

MENIN, Maria Suzana de Stefano; MORAIS-SHIMIZU, Alessandra de; BATAGLIA, Patrícia Unger R.  e  MARTINS, Raul A.. Os fins e meios da Educação Moral nas escolas brasileiras: representações de educadores. Rev. Port. de Educação [online]. 2014, vol.27, n.1, pp.133-155. ISSN 0871-9187.

Este texto descreve parte de uma pesquisa que investigou, em escolas públicas de ensino fundamental e ensino médio de várias regiões do Brasil, experiências consideradas pelos participantes como bem-sucedidas. No presente trabalho, apresentamos e analisamos as representações que emergiram de 1033 questionários, considerando duas questões iniciais que indagavam se a escola deve, ou não, realizar Educação Moral ou em Valores, por que fazê-lo e como. Os dados foram analisados através do software ALCESTE. Usamos análise categorial temática com categorias definidas a posteriori. Destacamos, nos resultados: os motivos principais para o desenvolvimento de programas de Educação Moral estão relacionados à crise de valores na sociedade e na família. Os métodos para alcançar a Educação Moral são diversos, e são citadas experiências no cotidiano escolar, disciplinas específicas e temas transversais.

Palavras-chave : Valores Morais; Educação em Valores; Representações de valores; Representações sociais.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )